CONHEÇA O SEU CARRO

CORREIAS

Correias da distribuição

A correia da distribuição é o elemento responsável por transmitir o movimento a partir da cambota até à árvore de cames. Além disso, costuma accionar outros elementos do motor tais como a bomba de água ou a bomba de injecção (nos motores a diesel).

Com a passagem do tempo e como consequência das duras condições de trabalho às quais é submetida, a correia degrada-se e torna-se necessária a sua substituição. O fabricante estabelece intervalos da substituição tanto em tempo como em quilometragem. É imperativo respeitar estes intervalos de substituição para evitar a possibilidade de ruptura da correia e, consequentemente, dispendiosos danos na mecânica do motor.

Caso não seja estabelecido um intervalo de substituição, isso não significa que esta deva ser ignorada ou que vá durar eternamente. As correias devem ser inspeccionadas em intervalos periódicos e substituídas sempre que se suspeite do seu estado.

Correia auxiliar

Tal como a correia da distribuição, estas correias têm intervalos da substituição definidos pelo fabricante, que devem ser respeitados a fim de prevenir eventuais avarias.

Além da correia da distribuição, o motor tem também outras correias auxiliares que fazem movimentar outros elementos do motor, tais como o alternador, a bomba da direcção assistida ou o compressor de ar condicionado.