CONSELHOS

FILTROS
  • Tenho de mudar o filtro de óleo quando mudar o óleo?

    O filtro deve ser sempre mudado com a periodicidade que o fabricante indicar.

    Em geral, se os intervalos de mudança de óleo forem longos ou o motor tiver trabalhado em condições de uso severas, o filtro deve ser substituído com cada mudança de óleo; caso contrário, pode ser substituído a cada duas mudanças de óleo.

  • Qual é o intervalo de substituição do filtro do ar?

    É aconselhável substituir o filtro uma vez por ano ou a cada 20 000 km. (salvo especificação em contrário do fabricante).

    Em condições de condução por zonas com muito pó, o intervalo de substituição, obviamente, será mais reduzido.

  • Por que deve ser substituído o filtro de ar do motor?

    Se não existisse o filtro, as partículas de pó em suspensão que o ar arrasta chegariam ao interior do motor, prejudicando-o gravemente.

    O filtro de ar em mau estado pode provocar o desgaste prematuro das paredes dos cilindros, o aumento no consumo de combustível e de óleo, a diminuição do rendimento do motor e o aumento das emissões, etc.

  • Qual é o intervalo de substituição do filtro do combustível?

    O filtro deve ser substituído de acordo com as especificações do fabricante mas, por norma, deve ser trocado a cada 30 000 km.

  • Qual é o objectivo do filtro do habitáculo?

    Este filtro é o responsável pela retenção de partículas de pó, pólen e, inclusivamente, filtra alguns dos elementos poluentes que os veículos que vão à nossa frente emitem, tal como a fuligem, para evitar que cheguem ao habitáculo dos passageiros.

  • Por que é necessário trocar o filtro do habitáculo?

    O filtro tem uma capacidade de retenção limitada; após atingir o seu limite de saturação, não cumpre as suas funções de filtragem, podendo, inclusivamente criar fungos, bactérias, etc.

    Para pessoas alérgicas, cumpre, também, uma função preventiva, fazendo com que se evite a sensação de choro, os espirros, o nariz tapado e outras reacções provocadas pela alergia.

  • Qual é o intervalo de substituição do filtro do habitáculo?

    A frequência da substituição é definida pelo fabricante mas, em condições de condução muito poluente, como é a circulação urbana ou caminhos poeirentos, é recomendável substituir o filtro uma vez por ano ou a cada 15 000 km.